sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Só mitologia!!

Viva!!

Tenho uma amiga que é um espectáculo! Um dia destes pediu-me que publicasse, neste blog, mitos sobre as várias constelações que existem no céu. Por isso...e depois de pensar sobre o assunto, decidi que nao havia de desiludir a minha amiga e, para satistação dela e, também para vossa, vou anunciar que, a partir deste momento, irei começar com a publicação de 5 mitos sobre as várias constelações que existem no céu. Será a volta de um por mês...para criar uma espécie de suspense sobre o que virá a seguir (!)lol:). Por isso...estejam atentos...caros leitores...que o primeiro mito estará para breve! Nao percam!

Bem hajam a todos!

17-p/Holmes em grande!! :))


Olá a todos!!


Como disse a minha cara colega Starsuh num dos posts que ela fez aqui neste blog "Os Space Addict não param!!"! Nada mais verdadeiro! Se ainda têm dúvidas, vejam só estas fotografias que tirámos com o nosso Sky Watcher e com a nossa câmara CCD. Fantástico, não é?

Valeu bem a pena termos tido a oportunidade única de fotografar este magnífico cometa, que teve o seu aumento de brilho devido a uma erupção ocorrida no cometa.

Para não perder este momento único, resolvemos fotografar o 17-p/Holmes, como é designado. Para isso, e antes de mais nada, montámos correctamente o telescópio, passo importantíssimo para que se obtenham imagens satisfatórias. Neste processo estão incluidos o alinhamento da montagem, essencial para que a guiagem do telescópio seja do máximo rigor, entre outros. Com o material preparado, e com a câmara acoplada ao telescópio, fizemos várias imagens em filtros diferentes (vermelho, azul e verde) e com tempos diferentes. Este é o processo de aquisição de imagens. O mais dificil foi montá-las todas, o que exigiu uma grande dose de paciência (se assim não fosse não éramos astrónomos (!)), uma vez que as imagens não estavam todas no mesmo ângulo. Foi necessário alinhar primeiro as imagens e depois, com muita paciência, rodar cada imagem, devagar, para obter uma soma perfeita. Foi exactamente isso que conseguimos...e, para quem quer ver os resultados, aqui estão eles, à vista de toda a gente. Porque...como diz a minha amiga Starsuh..."Os Space Addict nunca param!"...e...como eu digo..."Space Addict: Unidos pela Astronomia!"

sábado, 3 de novembro de 2007

Taurídeas

Esta Chuva de Estrelas situa-se na constelação do Touro e tem início no dia 5 de Novembro, auge dia 5 e 8 (Taurídeas Boreais e Austrais), e termina no dia 25 de Novembro. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa 2P/ Encke. Tem taxa de 7 meteoros por hora. Os meteoros são de rasto lento e são extremamente brilhantes.

Cometas

Cometas, estão por todo o lado......É uma boa oportunidade para observar o cometa 17P/Holmes, na constelação de Perseu, faz um triângulo com Mirfak e a estrela Delta desta constelação. É bastante interessante observá-lo e a oportunidade deve ser aproveitada, já que este cometa só regressa de 7 em 7 anos e excepcionalmente agora terá magnitude 3.

Para Norte, pode ser observado outro cometa, de seu nome 8/P Tuttle. Este é menos brilhante, só é visível com o auxílio de binóculos ou telescópio, tem magnitude 12. Está mesmo por baixo da Estrela Polar