domingo, 26 de outubro de 2008

Observações

Nos passados dias 22 e 23 (4ª e 5ª) foram realizadas duas observações diurnas no recinto escolar, no âmbito da disciplina de Geologia do 10ºano, com apoio dos alunos inscritos. Nestas observações à Lua (em quarto minguante) e ao Sol foi possível vislumbrar algumas crateras e mares lunares e pertuberâncias solares. Foi explicada a diferença entre os mares lunares e continentes lunares: os mares são formados essencialmente por basalto, uma rocha mais escura que resulta de fenómenos de vulcanismo intenso, enquanto que os continentes lunares foram formados com o repouso das poeiras e cinzas, na altura existentes. Na noite de 23 de Outubro foi realizada, também no recinto escolar, uma observação para estes mesmos alunos de 10ºano, com o intuito de mostrar os planetas Vénus e Júpiter (com as suas luas) e alguns objectos de céu profundo, estrelas e as constelações mais facilmente reconhecíveis. Nesta sessão pôde ser visto: M57 (Nebulosa do Anel, na constelação da Lyra), M45 (Plêiades, em Touro), o Enxame Duplo de Perseus, a faixa da Via Láctea, entre muitos outros.


sábado, 25 de outubro de 2008

Ínicio do Novo Ano Lectivo 2008/2009

Depois desta paragem, o nosso núcleo voltou à carga, com bastantes novidades interessantes, que desde já gostaríamos de partilhar connosco.

É de informar que o nosso colega Jorge Oliveira, que assistiu à formação deste núcleo se encontra na universidade, pelo que lhe é difícil participar nas actividades, da mesma forma. Desejamos-lhe muita sorte no seu futuro.

Acrescento ainda que este 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, e como tal, estamos a organizar a segunda edição da AstroBio, e outros projectos, para o marcar da melhor forma.