domingo, 23 de novembro de 2008

Notas Soltas (Uma história de sucesso)

Olá a todos!

Bem, pelos vistos parece que andei "desaparecido em combate" por uns tempos (mas foi por uma boa causa, podem crer :) ).

E agora, que finalmente consegui um lugar por entre o mundo universitário (o que é bastante bom!) pouco ou nenhum tempo me resta para poder-me dedicar a isto a tempo inteiro (o que é bastante mau, mas leva-se).

Apenas quero deixar aqui algumas "Notas Soltas" acerca deste nucleo de Astronomia, pois embora já não participe activamente nas suas actividades, a verdade é que eu sempre acarinhei este projecto logo desde as suas raízes mais ancestrais e continuo a acarinhar este projecto, porque acredito que são estes projectos ambiciosos que nos realizam enquanto pessoas e que nos tornam grandes por dentro (talvez até um pouco mais abertos à verdadeira realidade daquilo que é o Espaço e a Astronomia).

- Ano lectivo 2008/2009: Nasce finalmente este projecto, depois de algum tempo a organizar alguns aspectos que faltavam para que se pudesse implementar totalmente esta ideia.

- Pode não parecer, mas, APENAS COM UM ANO DE VIDA, já ganhamos o respeito e o carinho de algumas das mais importantes associações de Astronomia que há em Portugal (e não só), tais como a NUCLIO e a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ASTRÓNOMOS AMADORES, onde já temos um artigo publicado na respectiva revista (esperemos em breve que lá venha outro...).

- Fazemos e somos convidados pelas mais diversas entidades a fazer todo o tipo de actividades, desde sessões de Astronomia, palestras, sessões de Astrofotografia e muito mais.


Foram só três pontos (apenas algumas "Notas Soltas"), mas a vida é isso mesmo: é feita de pequenas notas soltas, que aos poucos se juntam e que vão contando a história de quem somos.

Assim, resta-me apenas esperar que este Nucleo de Astronomia da Escola Secundária de Coruche continue por muitos e muitos anos, a encantar e a fazer encantar gente com as maravilhas que só a Astronomia nos pode proporcionar!!

Bem-hajam!

Jorge Oliveira.

domingo, 26 de outubro de 2008

Observações

Nos passados dias 22 e 23 (4ª e 5ª) foram realizadas duas observações diurnas no recinto escolar, no âmbito da disciplina de Geologia do 10ºano, com apoio dos alunos inscritos. Nestas observações à Lua (em quarto minguante) e ao Sol foi possível vislumbrar algumas crateras e mares lunares e pertuberâncias solares. Foi explicada a diferença entre os mares lunares e continentes lunares: os mares são formados essencialmente por basalto, uma rocha mais escura que resulta de fenómenos de vulcanismo intenso, enquanto que os continentes lunares foram formados com o repouso das poeiras e cinzas, na altura existentes. Na noite de 23 de Outubro foi realizada, também no recinto escolar, uma observação para estes mesmos alunos de 10ºano, com o intuito de mostrar os planetas Vénus e Júpiter (com as suas luas) e alguns objectos de céu profundo, estrelas e as constelações mais facilmente reconhecíveis. Nesta sessão pôde ser visto: M57 (Nebulosa do Anel, na constelação da Lyra), M45 (Plêiades, em Touro), o Enxame Duplo de Perseus, a faixa da Via Láctea, entre muitos outros.


sábado, 25 de outubro de 2008

Ínicio do Novo Ano Lectivo 2008/2009

Depois desta paragem, o nosso núcleo voltou à carga, com bastantes novidades interessantes, que desde já gostaríamos de partilhar connosco.

É de informar que o nosso colega Jorge Oliveira, que assistiu à formação deste núcleo se encontra na universidade, pelo que lhe é difícil participar nas actividades, da mesma forma. Desejamos-lhe muita sorte no seu futuro.

Acrescento ainda que este 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, e como tal, estamos a organizar a segunda edição da AstroBio, e outros projectos, para o marcar da melhor forma.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Céu de Fevereiro


Imagem proveniente do software Stellarium

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Observar

Caros leitores, pedimos desculpas pela não actualização deste blog, os escritores estiveram em época de testes, pelo que foi difícil escrever artigos.


Para Fevereiro há objectos interessantes, dignos de serem observados


  • Mercúrio eleva-se pouco acima do horizonte, visível por volta da 18h, mesmo depois do pôr-do-Sol, dificilmente é visível a olho nu, possui uma magnitude muito fraca.

  • Saturno é visível às 23h da noite, ou talvez até mais cedo, um bonito objecto de ser observado, se o tempo o permitir.

  • Vénus será a sua companhia juntamente com Júpiter, que perto um do outro, contribuem para uma beleza considerável do céu. Este conjunto só será visível já bem tarde, por volta das 3h, 4h da madrugada.

Chuvas de Estrelas:

Para Fevereiro temos as Alfa-Centaurídeas, na constelação do Centauro, não visível em território nacional. Começou no passado dia 28 de Janeiro e terminará no dia 21 deste mês. O seu auge está marcado para dia 8 e serão visíveis, em média, 10 meteoros por hora.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mitos I e II

Caros visitantes;

Peço desde já um pedido de desculpas da minha parte, porque não editei o "post" sobre mitologia referente ao mês de Dezembro.
Por isso, e como já vamos em 11 de Janeiro deste novo ano que agora começou, vou presentear-vos com a publicação do mês de Dezembro e a do mês de Janeiro (digamos que é uma espécie de "dose dupla"). Espero que desfrutem destes mitos, pois é a partir deles que melhor podemos perceber como é que surgiram as várias constelações do nosso céu.


A constelação de
Andrómeda:

  • Situada a Sul da Cassiopeia, entre o Pégaso e o Perseu, Andrómeda é uma constelação que teve origem na mitologia grega. Neste mito são referidas outras constelações relacionadas com ele, como a Cassiopeia, Cefeu, Perseu e Baleia.

    Segundo essa lenda, Cassiopeia era rainha e mulher do rei Cefeu. Juntos, reinavam no então chamado reino da Etiópia (note-se que esta Etiópia é lendária e não coincide com o actual país, do mesmo nome, sendo que este reino incluía territórios que constituem, nos nossos dias, Israel, Jordânia e Palestina). Juntos tiveram uma filha, de seu nome Andrómeda. Cassiopeia, que era mãe de Andrómeda, era uma mulher muito bela, mas tinha um grande defeito: era muito vaidosa. E, um dia, ao pentear os seus longos cabelos, vangloriou-se de ser ainda mais bela que as cinquenta ninfas do oceano, chamadas Nereides (filhas de Nereu e Dóris). Ao saberem disto, as Nereides foram queixar-se a Posedion (Deus dos mares, na mitologia grega), pedindo a este que desse uma lição à rainha da Etiópia. Posedion enviou então um monstro (representado pela constelação da Baleia) com o objectivo de devastar as costas do reino de Cefeu e Cassiopeia. Preocupados, os súbditos do rei pediram-lhe uma solução, pelo que Cefeu se dirigiu ao oráculo de Ámon, a fim de obter uma resposta. Ao recebê-la, ficou aterrorizado: para que a fúria do monstro fosse amainada, Cefeu teria de oferecer a sua filha Andrómeda, como sacrifício, à Baleia.

    Não vendo outra alternativa, Cefeu decidiu amarrar Andrómeda a um rochedo, à espera que esta fosse devorada pela Baleia.

    Porém, Perseu, herói conhecido por ter morto a Medusa (monstro cujos cabelos eram serpentes e que tinha o poder de petrificar quem olhasse para ela) viu Andrómeda naquele tormento e perguntou-lhe o que se passava, pelo que esta lhe contou a triste história que a envolvia. Perseu dirigiu-se então aos pais de Andrómeda e, depois de a ter pedido em casamento, usou a cabeça da Medusa para petrificar a Baleia. De seguida, Perseu libertou Andrómeda do rochedo a que estava presa e acabaram por se casar, sendo que, desta união nasceram seis filhos, dos quais se salientam Perses (antepassado dos reis persas) e Gorgófone (mãe de Tíndaro, futuro rei de Esparta).

A constelação de Caranguejo:

  • O Caranguejo faz parte de uma lista de doze constelações denominadas “do Zodíaco”, devido ao facto de estas mesmas se encontrarem distribuídas ao longo de uma linha imaginária, denominada “Eclíptica”. É a mais apagada das constelações do Zodíaco, situa-se entre os Gémeos e o Leão, e o Sol passa na direcção desta constelação entre meados de Julho e meados de Agosto.

    Também esta constelação tem a sua lenda associada.

    Segundo essa lenda, esta constelação representa o caranguejo que mordeu o pé de Héracles, enquanto este lutava com a Hidra (não esquecer os doze trabalhos de Héracles, em que este mata a Hidra de Lerna). Hera, que tinha enviado o caranguejo para atrapalhar o herói durante a sua perigosa luta, acabou por elevar o caranguejo aos céus, como homenagem.

    Nesta constelação existem duas estrelas, gama e delta Cancri, que receberam os nomes próprios de Asellus Borealis e Asellus Australis, (em português estes nomes significariam, respectivamente, Burro do Norte e Burro do Sul). Estas duas estrelas também têm a sua própria lenda, segundo a qual, num passado longínquo, houve uma batalha entre Titãs e Gigantes. Existem várias versões da lenda. Uma delas conta como alguns dos deuses chegaram ao local da batalha montados em burros. Como os Gigantes nunca tinham ouvido o zurrar destes animais, fugiram, pensando que estavam a ser atacados por um monstro enorme. Em homenagem, os burros foram colocados, respectivamente, a Norte e a Sul da Manjedoura, antiga designação para o enxame aberto do Presépio.

domingo, 6 de janeiro de 2008

2008 com muito gosto!!!

Bem, chegado o novo ano é altura de dizer em resumo tudo o que se vai passar no céu, mas uma nova mensagem será publicada, só para relembrar, quanto a altura do evento chegar!!

Eclipses para 2008: (clique nas imagens para aumentar o seu tamanho)

2008 Fevereiro 07: Eclipse Anular do Sol será visível apenas numa parte da Antárctida, e nas regiões do Sul do Pacífico: toda Nova Zelândia e um terço da parte Sudoeste da Austrália. Tem início às 3:20h e termina às 4:31h. (nesta região será durante o dia)




2008 Fevereiro 21: Eclipse Total da Lua será visível na maior parte da América e também na nossa EUROPA (parte oeste). Começa às 12:36h. A Lua estará completamente oculta às 3:26h, e o eclipse acabará às 6:15h. O eclipse passa-se na noite de 5ªFeira para 6ªfeira, mas é uma oportunidade que deve ser aproveitada, dado que o próximo eclipse total da Lua ocorrerá em 2010!!



2008 Agosto 01: Eclipse Total do Sol não será visível na Europa, apenas no Norte. Será visível no Norte do Canadá, China, Mongólia, Centro Russo, e no Pólo Norte. Quanto à hora, não pode ser dita com rigor, dado que o eclipse abrange todas estas áreas. Começa por volta das 8:00h e termina por volta das 12:40h.


2008 Agosto 16: Eclipse Parcial da Lua será visível em todo o Hemisfério Este, e o Sudoeste Americano. Começa às 18:24h e termina às 23:55h.





Chuvas de Estrelas Para 2008:


Bem, as Chuvas de Estrelas acontecem todos os anos, e são as mesmas, avisaremos com antecedência quando virá a próxima, assim como toda a informação sobre ela. Atenção: até agora só publicámos informação de Chuvas de Estrelas visíveis em território nacional e de acorto com o fuso horário, a partir do próximo mês publicaremos informação sobre TODAS as quedas de meteoros . Entretanto...aqui vai uma lista útil. (clique para aumentar)



Brevemente será publicado também um artigo sobre Mitologia, e um outro que falará de objectos interessantes para o Mês de Fevereiro, lamentamos não poder ser para este mês, dado que os autores do blog estarão em época de testes.
Bem haja a todos