quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Special Christmas

Pois é, o Natal está aí à porta, mas o que é um Natal sem Astronomia????
Pois bem, nós já temos o nosso Natal pensado. Sugerimos uma observação, nada melhor do que admirar um céu estrelado nesta noite tão especial!!

Temos visíveis (se o S.Pedro ajudar) os planetas Marte (por volta das 11h na direcção do nascer do Sol), Saturno (12:40h, também na mesma direcção, um pouco menos brilhante), e se quiser ficar acordado até de madrugada, Vénus será a sua companhia, nascendo por volta das 5h, com o seu brilho inconfundível de mag.-4. Os planetas são fácilmente distinguíveis, brilham mais do que as estrelas. Com o auxílio de uns binóculos será possível distinguir os anéis de Saturno.

Vale a pena!!!

The Space Addict deseja-vos um feliz Natal e um Próspero Ano Novo

domingo, 16 de dezembro de 2007

A Nossa Terra

Terra...não é apenas o Planeta em que vivemos, é muito mais do que isso. Escondida nas profundezas do Espaço é simplesmente linda.

Linda...quer seja de dia ou de noite.....





Devemos cuidar bem do nosso Planeta, para que mais tarde as novas gerações possam ter acesso a estas maravilhosas imagens. Não somos donos da Terra, apenas vivemos nela, temos o dever de a proteger e preservar.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Novo Visual do Blog

Caros visitantes, devido a um problema fomos obrigados a alterar o modelo de apresentação do blog, tentámos ser creativos e dar o nosso melhor. Com esta alteração esta página poderá ser vista na integra através de um telemóvel. Portanto, onde quer que esteja, leva a Astronomia consigo!!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Só mitologia!!

Viva!!

Tenho uma amiga que é um espectáculo! Um dia destes pediu-me que publicasse, neste blog, mitos sobre as várias constelações que existem no céu. Por isso...e depois de pensar sobre o assunto, decidi que nao havia de desiludir a minha amiga e, para satistação dela e, também para vossa, vou anunciar que, a partir deste momento, irei começar com a publicação de 5 mitos sobre as várias constelações que existem no céu. Será a volta de um por mês...para criar uma espécie de suspense sobre o que virá a seguir (!)lol:). Por isso...estejam atentos...caros leitores...que o primeiro mito estará para breve! Nao percam!

Bem hajam a todos!

17-p/Holmes em grande!! :))


Olá a todos!!


Como disse a minha cara colega Starsuh num dos posts que ela fez aqui neste blog "Os Space Addict não param!!"! Nada mais verdadeiro! Se ainda têm dúvidas, vejam só estas fotografias que tirámos com o nosso Sky Watcher e com a nossa câmara CCD. Fantástico, não é?

Valeu bem a pena termos tido a oportunidade única de fotografar este magnífico cometa, que teve o seu aumento de brilho devido a uma erupção ocorrida no cometa.

Para não perder este momento único, resolvemos fotografar o 17-p/Holmes, como é designado. Para isso, e antes de mais nada, montámos correctamente o telescópio, passo importantíssimo para que se obtenham imagens satisfatórias. Neste processo estão incluidos o alinhamento da montagem, essencial para que a guiagem do telescópio seja do máximo rigor, entre outros. Com o material preparado, e com a câmara acoplada ao telescópio, fizemos várias imagens em filtros diferentes (vermelho, azul e verde) e com tempos diferentes. Este é o processo de aquisição de imagens. O mais dificil foi montá-las todas, o que exigiu uma grande dose de paciência (se assim não fosse não éramos astrónomos (!)), uma vez que as imagens não estavam todas no mesmo ângulo. Foi necessário alinhar primeiro as imagens e depois, com muita paciência, rodar cada imagem, devagar, para obter uma soma perfeita. Foi exactamente isso que conseguimos...e, para quem quer ver os resultados, aqui estão eles, à vista de toda a gente. Porque...como diz a minha amiga Starsuh..."Os Space Addict nunca param!"...e...como eu digo..."Space Addict: Unidos pela Astronomia!"

sábado, 3 de novembro de 2007

Taurídeas

Esta Chuva de Estrelas situa-se na constelação do Touro e tem início no dia 5 de Novembro, auge dia 5 e 8 (Taurídeas Boreais e Austrais), e termina no dia 25 de Novembro. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa 2P/ Encke. Tem taxa de 7 meteoros por hora. Os meteoros são de rasto lento e são extremamente brilhantes.

Cometas

Cometas, estão por todo o lado......É uma boa oportunidade para observar o cometa 17P/Holmes, na constelação de Perseu, faz um triângulo com Mirfak e a estrela Delta desta constelação. É bastante interessante observá-lo e a oportunidade deve ser aproveitada, já que este cometa só regressa de 7 em 7 anos e excepcionalmente agora terá magnitude 3.

Para Norte, pode ser observado outro cometa, de seu nome 8/P Tuttle. Este é menos brilhante, só é visível com o auxílio de binóculos ou telescópio, tem magnitude 12. Está mesmo por baixo da Estrela Polar

domingo, 21 de outubro de 2007

The Space Addict

Caros estudantes da Escola Sec. de Coruche, podem inscrever-se no Núcleo The Space Addict na biblioteca da escola, basta preencher um requisito, não custa nada e vale a pena. Na próxima Quinta-Feira haverá uma sessão de Astrofotografia de manhã. Apareçam se estiverem interessados, mas não faltem a aulas que o professor considere importantes, já que muitos alunos começam agora a época dos testes. Para mais informações envie um email para o endereço The Space Addict.

Olhar o Céu

Orionídeas (chuva de estrelas) é hoje!!! A constelação de Órion nasce por volta da meia noite, na direcção do nascer do Sol, um pouco de persistência compensa, já que apenas serão visíveis, em média 20 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Halley.

Um pouco mais cedo, é observável um cometa de nome desconhecido. Para o encontrar é necessário encontrar a estrela Arcturo, bem perto do horizonte, na direcção do pôr do Sol, uma estrela nítidamente vermelha, à esquerda da constelação Ursa Maior. Após a encontrar basta olhar em seu redor e ver uma mancha muito difusa à sua esquerda. É visível a olho nu, mas é ainda mais espectacular visto com Binóculos ou Telescópio. Este cometa estará cada vez mais próximo do horizonte, não sendo visível na próxima semana.

Bem à esquerda da estrela Arcturo é visível o Planeta Júpiter com os seus 4 satélites naturais (visíveis apenas com auxíliares ópticos) na constelação do Escorpião.

Na direcção oposta (nascer do Sol) antes da meia noite nasce Marte, de cor avermelhada e fácilmente identificável devido ao seu brilho.

Bem mais tarde, por volta das 4h Vénus ergue-se juntamente com Saturno. Os planetas são fácilmente identificáveis pois brilham mais do que as estrelas, no entanto não cintilam, por isso convém não confundir Vénus com a estrela Sírio, a mais brilhante do céu, e que se encontra perto dele.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Blog oficial!!!!

Caros visitantes, este blog passou a ser oficial, pedimos as nossas desculpas pela demora, mas valeu a pena, ou não???? O email de Space Addict é thespaceaddict_esc@sapo.pt. Brevemente teremos um sítio destinado aos comentários de visitantes.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Eventos Interessantes

Eclipses da Lua: 21 de Fevereiro de 2008, será TOTAL e será visível na Europa
Eclipses do Sol: 7 de Fevereiro de 2008, será Anular, visível apenas na Oceânia e Antartida


Chuva de Estrelas

Draconídeas, constelação do Dragão de dia 6 de Outubro a 10 de Outubro, com auge no dia 8 e taxa variável entre 5 a 10 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Giacobini-Zinner.

Oriónidas, constelação de Orion de dia 15 de Outubro a 29 de Outubro com auge no dia 21 e taxa de 20 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Halley.


Sistema Solar:

Sol nasce ás 6:18h e o ocaso é ás 18:42h
Mercúrio nasce ás 8:31h e o ocaso é ás 19:21 (não visível)
Vénus nasce ás 3:17h (visível) e o ocaso é ás 16:49h
Marte nasce ás 22:37h(visível) e o ocaso é ás 14:13h
Júpiter nasce ás 13:06h e o ocaso é ás 21:56h (visível a partir das 20h +/-)
Saturno nasce ás 4:10h (visível) e o ocaso é ás 17:58h
Úrano nasce ás 18:19h e o ocaso é ás 5:35h (visível apenas com ajudas ópticas)
Neptuno nasce 17:17h e o ocaso é ás 3:13h (visível apenas com ajudas ópticas a partir das 20h +/-)

Actualizações uma vez por semana

domingo, 9 de setembro de 2007

Eventos

Eclipses da Lua: por enquanto ainda não
Eclipses do Sol: 11 de Setembro, começa as 12:31h, é parcial.(não visível em território nacional)


Chuva de Estrelas

Alfa-Aurigídeas, constelação do Cocheiro (Auriga) de dia 25 Agosto a 5 de Setembro, com auge dia 1 de Setembro e taxa de 10 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Kiess 1911 II.

Piscídeas, constelação de Peixes (Pisces) de dia 1 de Setembro a 30 de Setembro com auge dia 19 de Setembro e taxa de 5 meteoros por hora.

Sistema Solar:

Sol nasce ás 6:06h e o ocaso é ás 19:02h
Mercúrio nasce ás 7:51h e o ocaso é ás 19:39 (não visível)
Vénus nasce ás 3:51h (visível a esta hora) e o ocaso é ás 17:15h
Marte nasce ás 22:56h(visível a esta hora) e o ocaso é ás 14:27h
Júpiter nasce ás 13:39h e o ocaso é ás 22:32h (visível a partir das 21h +/-)
Saturno nasce ás 4:43h (visível a esta hora) e o ocaso é ás 18:35h
Úrano nasce ás 18:59h e o ocaso é ás 6:16h (visível apenas com ajudas ópticas)
Neptuno nasce 17:57h e o ocaso é ás 3:54h (visível apenas com ajudas ópticas a partir das 21h +/-)
Lua: 3%

Actualizações uma vez por semana

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Não param!!!!




Bem, os Space Addict não param!!! Adquirimos recentemente uma câmara para realizar astrofotografia, e na passada observação que realizámos, obtivemos os primeiros resultados....bem, temos de continuar a ganhar prática para as fotos saírem melhores!!!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O curioso nesta imagem de Marte




Parece mesmo a Península Ibérica +/- ao centro, parece também o Mar Mediterrâneo, e o Reino Unido...bem, quando formos morar para Marte já lá temos a nossa casa!!!!

Auroras em Saturno





Auroras em Saturno, provenientes do vento solar que abala o Campo Magnético de cada planeta, provocando efeitos espectaculares!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Eventos

Eclipses da Lua: por enquanto ainda não
Eclipses do Sol: 11 de Setembro, começa as 12:31h, é parcial.

Chuva de Estrelas

Alfa-Aurigídeas, constelação do Cocheiro (Auriga) de dia 25 Agosto a 5 de Setembro, com auge dia 1 de Setembro e taxa de 10 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Kiess 1911 II.

Piscídeas, constelação de Peixes (Pisces) de dia 1 de Setembro a 30 de Setembro com auge dia 19 de Setembro e taxa de 5 meteoros por hora.


Sistema Solar:

Sol nasce ás 5:52h e o ocaso é ás 19:22h
Mercúrio nasce ás 6:56h e o ocaso é ás 19:52 (não visível)
Vénus nasce ás 4:49h (visível a esta hora) e o ocaso é ás 17:58h
Marte nasce ás 23:17h (visível a esta hora) e o ocaso é ás 14:39h
Júpiter nasce ás 14:18h e o ocaso é ás 23:12h (visível a partir das 21h +/-)
Saturno nasce ás 5:18h e o ocaso é ás 19:15h (não visível)
Úrano nasce ás 19:44h e o ocaso é ás 7:02h (visível apenas com ajudas ópticas)
Neptuno nasce 18:41h e o ocaso é ás 4:39h (visível apenas com ajudas ópticas a partir das 21h +/-)
Lua: 100%


Actualizações uma vez por semana

Curiosidades sobre o Sistema Solar e o nosso Sol

1. Os anéis de Saturno têm apenas 40m de espessura, e se este estivesse num oceano tão grande onde ele coubesse, Saturno flutuaria como uma bola.

2. Enquanto todos os Planetas gira à volta do Sol como peões, Úrano é o único que gira como uma bola.

3. Mercúrio está mais perto do Sol, mas o planeta mais quente do sistema solar é Vénus, devido a sua atmosfera de dióxido de carbono, causadora do efeito de estufa.

4. Apesar de Mercúrio ser bastante quente, uma noite em Mercúrio seria gelada, visto que as temperaturas chegam aos -173ºC.
5. Júpiter, mesmo sendo o maior planeta do Sistema Solar, é o que tem o movimento de rotação mais rápido, cerca de 9,9horas.

6. Vénus e Mercúrio têm fases como a Lua.



O Sol

1. O Sol pode ser um aliado muito importante na luta contra o Aquecimento Global. Pode parecer estranho, mas foi devido ao Sol que ocorreu uma glaciação (idade do gelo) à aproximadamente 700 mil anos. Isto acontece porque o Sol gira em torno de si mais depressa no Equador do que nos Pólos, e possui uma vasta gama de manchas solares, estas têm temperatura bastante inferior ao restante Sol, e quando essas manchas estão voltadas para a Terra, a temperatura tende a descer uns graus, isto acontece de 11 em 11 anos, aproximadamente, porque como o Sol gira a velocidades diferentes, a uma dada altura concentra as suas manchas numa face, voltada para a terra.

2. O Vento Solar pode destruir as centrais eléctricas da Terra e criar apagões.

3. Durante um período de tempo, mais precisamente de 11 em 11 anos o Pólo Norte do Sol transforma-se em Pólo Sul e vice-versa, devido ao seu Campo Magnético e ás diferentes velocidades de rotação.