domingo, 21 de outubro de 2007

Olhar o Céu

Orionídeas (chuva de estrelas) é hoje!!! A constelação de Órion nasce por volta da meia noite, na direcção do nascer do Sol, um pouco de persistência compensa, já que apenas serão visíveis, em média 20 meteoros por hora. Esta chuva é proveniente dos fragmentos do cometa Halley.

Um pouco mais cedo, é observável um cometa de nome desconhecido. Para o encontrar é necessário encontrar a estrela Arcturo, bem perto do horizonte, na direcção do pôr do Sol, uma estrela nítidamente vermelha, à esquerda da constelação Ursa Maior. Após a encontrar basta olhar em seu redor e ver uma mancha muito difusa à sua esquerda. É visível a olho nu, mas é ainda mais espectacular visto com Binóculos ou Telescópio. Este cometa estará cada vez mais próximo do horizonte, não sendo visível na próxima semana.

Bem à esquerda da estrela Arcturo é visível o Planeta Júpiter com os seus 4 satélites naturais (visíveis apenas com auxíliares ópticos) na constelação do Escorpião.

Na direcção oposta (nascer do Sol) antes da meia noite nasce Marte, de cor avermelhada e fácilmente identificável devido ao seu brilho.

Bem mais tarde, por volta das 4h Vénus ergue-se juntamente com Saturno. Os planetas são fácilmente identificáveis pois brilham mais do que as estrelas, no entanto não cintilam, por isso convém não confundir Vénus com a estrela Sírio, a mais brilhante do céu, e que se encontra perto dele.

Sem comentários: